quinta-feira, 21 de março de 2013

Oyster: o bilhete único de Londres


Quando eu finalmente estava instalada na casa, minha maior preocupação seria: como é que eu vou pra escola amanhã? Não pesquisei nada sobre antes da viagem, mas por sorte alguns moradores da casa, que já estavam em Londres há alguns dias, nos explicaram como funcionava.
Primeiramente, como iríamos usar metrô/ônibus todos os dias, nos aconselharam pegar um Oyster mensal. Funcionava assim, pagávamos uma taxa pra comprar o cartão em si - 5 libras (que seria devolvida caso a gente devolvesse o oyster - mas eu peguei pra mim de lembrança), e vc pagava quanto queria usar (1 semana, 2 semanas, 1 mês, etc - eram pacotes). Então escolhíamos as zonas que queríamos usar o metrô. O metrô em Londres é dividido em 9 zonas, e quanto mais vc se afasta do centro da cidade, maior é o número e mais caro vc paga pelo pacote. No meu caso escolhi as zonas 1 e 2, que cobrem o centro da cidade e onde morávamos (zona 2).  Para ônibus não importa as zonas, vc pode usá-lo para ir de ônibus para onde quiser. Não lembro o valor que paguei nesse pacote, mas era umas 80 libras, se não me engano. Para andar quantas vezes por dia quisesse de metrô pelas zonas 1 e 2, e passagens ilimitadas de ônibus. Quanto maior a quantidade que você escolhe (acho que o máximo é de 2 meses), mais barato você paga nas passagens.

O meu Oyster eu trouxe para o Brasil de lembrança

O transporte de Londres é incrível. Há painéis nas plataformas dizendo em quantos minutos o próximo metrô passará. Eu até me assustei com a educação das pessoas, com a organização na hora de embarque mesmo em horários de pico. Não há empurra-empurra, nem vagões hiper lotados. Como a frequência dos metrôs é grande, as pessoas aguardam o próximo mais vazio na plataforma para embarcar. O trem de lá eu só peguei uma vez (quando nos perdermos pelas estações haha). Isso porque alguns trens e metrôs passam na mesma estação/plataforma, o que muda é o "modelo" do trem em si. É uma loucura. O overground (trem) é bem bonito por dentro, tem assentos que possuem mesas e é bem confortável. Porém é bem lerdo, parecido com os trens do Brasil. Já o underground (metrô) é gigantesco e em algumas estações para fazer transferência de uma linha pra outra demoramos muito pois as plataformas são muito longe umas das outras. Há estações que só há a opção de um elevador gigante para sair/entrar na estação (como em Covent Garden).

Os ônibus são grandes e os double deckers são os mais divertidos e legais para ver a paisagem e a arquitetura londrina (tem os ônibus comuns também). Uma coisa engraçada dos double deckers é que não é permitido ficar em pé no andar superior. Se vc ficar, logo o motorista dá um aviso dizendo que não pode ficar ali em pé e que é para descer. Em todo ônibus tem uma tela de leds onde aparece o próximo ponto. Além disso, uma voz de uma mulher simpática também diz qual é o próximo ponto, o que torna quase IMPOSSÍVEL perder o ponto ou se perder por lá. Eu simplesmente amava andar de ônibus em Londres. Até saia mais cedo para pegar o ônibus (que demorava um pouco mais até à escola) ao invés de ir de metrô.

No andar de baixo do double decker (dá pra ver o painel)

Não há catracas nos ônibus, o que facilita o povo "dar um truque" para entrar. O motorista mal olha na sua cara e não existe cobrador. Mas para ter um controle, fiscais sobem no ônibus para verificar seu Oyster com uma maquininha que identifica se você pagou ou não a passagem. Se pagou com dinheiro, eles pedem o comprovante que o motorista dá. Eu presenciei isso duas vezes enquanto andava de ônibus e na primeira até me assustei, mas deu tudo certo, eles checaram nossos oysters e os de todo mundo no ônibus e foram embora.

Eu e a Cris indo pra um rolê

Bem, é disso que eu lembro por enquanto. Se eu lembrar de algo a mais dou um update por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário